sábado, 21 de novembro de 2009

Portugal no topo


O número de mães adolescentes em Portugal continua a ser dos mais elevados da Europa. Apesar de estar a diminuir, Portugal ainda surge na segunda posição entre os países da Europa com mais casos de gravidez na adolescência. No entanto, o número de casos de abandono para adopção é raro.
Sónia Lopes, da Associação para o Planeamento da Família (APF) refere que «em Portugal é muito raro a entrega para adopção».
A entrega de uma criança para adopção pode ser decidida por adolescentes de 14 anos, apesar de especialistas entenderem não haver maturidade suficiente das adolescentes para tomarem uma decisão desta importância.
A maioria das adolescentes opta por ficar com os seus filhos visto que fica «em casa dos pais e há uma aceitação por parte da família», revela Sónia Lopes ao Diário de Notícias.
No ano de 2008, num total de sete mil casos, 5 800 adolescentes tiveram os seus filhos e 1 200 realizaram uma interrupção voluntária da gravidez.
Tomem as devidas precauções e pensem bem antes de fazer qualquer coisa. É a vida da mãe e do bebé que estão em risco, pois na maioria dos casos, as raparigas não estão física nem psicologicamente preparadas para serem mães a tempo inteiro.




Fonte: Diário de Notícias

Bárbara


Sem comentários:

Enviar um comentário